segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FlyLady e as Energias



Algumas coisas são engraçadas, especialmente quando sentidas, porém difíceis de serem explicadas. Uma delas é o cansaço que muita gente sente no final do ano. O corpo parece mais pesado e tudo parece mais desafiador. Acabamos desejando que o próximo ano inicie logo, é quando passamos a fazer novos planos e, de repente, tudo fica diferente. Aquela sensação de esperança toma conta e tudo acaba ficando mais leve.

Bom, justo citar que no Brasil esse ciclo acontece durante o verão, que é uma estação onde as pessoas ficam mais animadas. Cientificamente isso tem uma razão, sabia? Jô Furlan, médico e pesquisador na área da neurociência do comportamento, explicou para o site IG que a luz estimula a fabricação de serotonina, um neurotransmissor que controla o apetite, o humor, a energia e nosso bem-estar mental.

Estou ansiosa pelo sol de verão, pela energia e renovo que só esta estação proporciona com excelência. Pelo menos em mim. Os dias primaveris já fazem grande diferença na minha disposição, mas nada como o verão, ele realmente me reenergiza. Preciso do calor do sol para viver melhor.

Esse período político/econômico/ético em que estamos vivendo mexeu, de alguma forma, com o humor de todos nós, né? Nada como banho de sal para atrair boas energias. O fato é que, apesar da ciência, não devemos ficar "reféns" das estações para determinar nossos sentimentos, disposições e ações. Enquanto desejo a mudança de estação - que vai acontecer em pouco mais de um mês, vou vivendo, fazendo planos e trabalhando pelas concretizações. 

Para isso, nada como cuidar do dia a dia. Domingo costumo fazer a agenda da semana, me centrar na zona em que estarei trabalhando em casa e na preparação do cardápio semanal. Preciso dessa programação para a semana fluir melhor e, dar conta, com excelência, dos demais compromissos familiares e profissionais. Porque o que existe de verdade é o hoje e se não nos dispusermos a ter disposição e energia hoje, o que nos resta?

Assim, segue abaixo, a Zona da Semana: Banheiro Principal e um Cômodo Extra. Esta é a semana em que meu cômodo extra costuma ser o banheiro da suíte, mas preciso incluir também o quarto das crianças.

Vale lembrar que o hábito deste mês é a preparação do cardápio. Graças a Deus este hábito já adquiri há alguns meses e tem feito a diferença no meu dia a dia. Experimente também trabalhar isso. Deu certo para todas as minhas amigas que encararam este desafio comigo. Para inspirar, o meu está logo abaixo e aí em cima tem, também, uma aba só dedicada a eles.

Quem me segue nas redes sociais sabe que, aproveitando o hábito do mês, também me propus um outro desafio: preparar a mesa. Costumamos fazer uma mesa mais elaborada em ocasiões especiais, como um jantar romântico ou natal, né? Então pensei que, quando fazemos cada atividade com amor e dedicação, todos os dias são especiais.

Hoje não coloco mais a toalha, pratos e talheres sobre a mesma. Antes penso numa forma de deixá-la convidativa usando o que tenho em casa. Esta primeira semana foi um sucesso. É verdade que querido marido e querido filho torcem o nariz para as minhas "frescuras", mas minhas queridas filhas estão amando. Vivem falando que se sentem mais importantes com a mesa bem posta. E se este é o sentimento que estou invocando nela e que esta acarretando mais sorrisos, então estou no caminho certo.

Te convido a vir comigo neste desafio também.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.