sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Registre seus compromissos e tenha uma vida super



Flávia Souza*

Vivemos num período em que ter tempo é um luxo. A velocidade da vida exige que sejamos super ocupados, com isso viramos – também, super atarefados, super estressados, super frustrados e super ansiosos. Não posso acreditar que é este tipo de super pessoa que você deseja ser.

Se você já caiu nesta armadilha e, por algum momento, se achou importante por ser super ocupado, saiba que sempre é tempo de voltar atrás. Sabe por quê? Sendo este tipo de super pessoa, você está perdendo e você não quer perder para sempre, não é?

Talvez esteja se perguntando o que está perdendo, já que é tão importante e ocupado. Então afirmo que está perdendo a oportunidade de fazer coisas que realmente têm significado em sua vida, que farão diferença no teu amanhã. Está perdendo a oportunidade de viver um hoje pleno.

Ainda duvida? Liste aí as coisas que desejava fazer e ainda não faz porque não teve tempo? Ou às vezes que deixou de sair com amigos queridos pelo mesmo motivo? Os sonhos que sonhou acordado sobre o tempo livre que poderá ter no futuro, para aquela almejada viagem ou para o tão sonhado curso?

Devo te chocar agora, mas a vida passa na velocidade da luz e, às vezes, a gente nem percebe. Quando vê, já se passou um ano, dois, uma década e os sonhos continuam engavetados, assim como a vontade de viver de verdade.

A boa notícia é que você pode tudo, inclusive desacelerar para fazer um amanhã com mais significado e prazer. Para ter aquela satisfação única ao deitar e fechar os olhos, com a sensação de dever cumprido. Não para os outros, mas para você mesmo.

Para ter essa sensação, é necessário – primeiro - aprender a administrar o tempo. Você não vai deixar de fazer as suas obrigações diárias ou descumprir compromissos. Vai, sim, estabelecer prioridades.

Ter uma agenda para este fim é a chave para viver o hoje com plenitude. Não quero saber de ouvir você falar: “tenho tudo na cabeça”. Esqueça isso já, por amor a você. Cabeça foi feita para pensar e processar informações e não para armazenar compromissos e registrar tarefas a cumprir.

Compromissos na cabeça fazem com que você perca o foco do que realmente é importante. Ficar pensando, o tempo todo, que precisa pagar aquela conta, por exemplo, vai fazer com que você deixe passar muitas informações que podem fazer a diferença em sua vida. Gastar energia pensando no que precisa ser realizado daqui há uma hora, amanhã ou no próximo mês, resultará num hoje de baixa qualidade.

A agenda vai te ajudar a organizar melhor suas tarefas e compromissos. Essa invenção fantástica vai te ajudar a liberar espaço na “cachola” para que você possa abastecê-la com o que, de fato, importa.

Muitas pessoas mais tradicionais preferem optar pela agenda de papel. Ela pode ser eficiente, quando a pessoa não precisa de muita mobilidade no dia a dia. Contudo, aqueles que vivem em movimento, ter uma agenda eletrônica facilita muito, até porque a internet oferece diversos aplicativos (apps) para este fim.

O interessante dos apps é que a maioria fica na nuvem, então podem ser baixados em várias plataformas. Os compromissos anotados no smartphone, por exemplo, são sincronizados da nuvem para o computador e ficam nos dois lugares. Então, se esquecer o celular em casa não tem porque se desesperar, já que pode ter acesso a sua agenda através da Internet.

Eu uso o Evernote, que é simples e atende bem às minhas necessidades. Para uma grande amiga, o melhor app para este fim é o Todoist. Confesso que também tenho flertado com o SplenDo, que me dá a opção de registrar minhas tarefas através do gravador de voz e tudo isso com a simplicidade que busco, já que não sou muito fã de perder horas descobrindo todas as possibilidades e meios de usar eletrônicos.

Como já disse, esses são apenas alguns dos muitos aplicativos de gerenciamento de tarefas encontramos nas plays stores da vida. Seja de papel ou eletrônica, o importante é que você tenha uma agenda e que ela seja eficiente em sua vida. Lembrando que a competência da agenda é você quem faz.

Tornar a sua vida super de verdade, só depende de você querer sair da zona de conforto para descobrir algo novo. A boa notícia é que o novo pode ser infinitamente melhor e mais eficaz do que o que já viveu até agora. Experimente.

·       A autora é mãe de 3, dona de casa, blogueira, jornalista, especialista em Língua Portuguesa, amante da organização e busca ordem em meio ao caos para viver em plenitude


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.