segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Adquirindo novos hábitos e a rotina da semana



Primeira semana de um novo mês, excelente oportunidade para adquirir novos e bons hábitos. Para agosto, tenho dois novos desafios para minha rotina pessoal diária: o primeiro, é o exercício da gratidão diária. É bem verdade que é a terceira tentativa minha de transformar esta ação em hábito, me esforçarei para que dessa vez eu não desista. Pra isso, me comprometo publicamente  a colocar na fanpage, todos os dias, um motivo de agradecimento. O outro tem a ver com o FlyLady e pelo sistema, o novo hábito para adquirir em agosto é: cuidar da lavanderia.

Vou falar um pouco mais sobre o primeiro hábito, o da gratidão. Assisti este vídeo abaixo e ele fala que o agradecimento diário libera dopamina, que é a substância responsável pela sensação de prazer. No vídeo, fala que "pessoas que manifestam a gratidão exibem níveis elevados e sempre mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo". 



Agora deixa eu falar sobre o segundo hábito. O sistema fly explica que quando você inclui a lavanderia em sua Rotina da Manhã e da Noite, fica mais fácil de manter suas roupas. Cuidar das Roupas não leva muito tempo se você não "adiar" nenhum dos 5 passos abaixo. Aconselho que leia com carinho, por você mesma e apenas se deseja uma vida mais prática e eficaz no dia a dia.

  • SEPARAR: se você tiver que separar as roupas, talvez demore mais para se animar em colocar a roupa para lavar. A gente pode decidir até não colocar nenhuma. Tente isto: tenha três cestos de roupa no closet ou no lugar onde você mantém as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para as coloridas e um para as roupas boas que você não quer lavar com as demais. Conforme você se despe, já coloca cada peça no cesto correspondente ou pendura o que pode ser usado novamente. Como você pode ver o princípio do “faça isso agora” continua funcionando. Até as crianças pequenas podem ser ensinadas a fazer isso!
  • LAVAR: Só coloque para lavar se você tiver tempo para tirar a roupa da máquina e pendurar para secar. Se tiver secadora, só coloque para lavar se tiver tempo de fazer tudo: lavar, secar, dobrar e guardar. Retire a roupa da máquina no momento em que ela desligar, nada mais desagradável que roupa limpa cheirando a mofo, além disso pendurar logo ajuda a não amassar tanto, o que ajuda na hora de passar.
  • SECAR: Nunca deixe sua roupa ressecar no varal. Se tiver secadora, retire as roupas no minuto que escutar a mesma desligar. Isto ajuda na hora de passar.DOBRAR: Dobre as roupas assim que retirá-las do varal ou secadora.
  • GUARDAR: Ninguém gosta de viver com roupa espalhada para todo lado. Tenha um lugar para tudo. Mesmo que você tenha que etiquetar as gavetas para saber o que guarda aonde, até se acostumar com os lugares. Mas coloque cada coisa em seu lugar. Inclusive para as roupas que precisam ser passadas.


Faça um pouco por dia levará somente alguns minutos. Inclua cuidar de sua Lavanderia em suas Rotinas e todas as pessoas de sua casa serão Abençoadas. Nada diz mais "Eu amo você" do que uma Roupa Limpinha!

Agora vamos à rotina de limpeza de organização para os próximos dias. Estamos semana estamos na Zona 1, que abrange: HALL DE ENTRADA, ENTRADA E SALA DE JANTAR. Aqui deixo registrado o que precisa ser feito em cada um desses cômodos durante a semana, na fanpage e no instagram colocarei, diariamente, o que deve ser feito para aquele dia. Lembre-se que se fizer um pouco por dia, não precisará se matar para fazer a faxina da casa inteira num único dia. Todo dia um pouquinho dá certo, acredite!!!




Se você ainda não entendeu como funciona o sistema Fly Lady indico dois blogs fantásticos que me ajudam muito a me inserir melhor nesse bom mundo da organização do lar, aliás, é desses dois blogs que tiro o conteúdo das segundas-feiras e as missões diárias inseridas na fanpage: Fly Rô e Fly Tradução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.