segunda-feira, 9 de março de 2015

Nuggets Caseiro



Vou começar a semana postando essa receita gostosura que aprendi dia desses no Facebook, com minha talentosa amiga Talita Paris e que aprendi a aperfeiçoar com as dicas incríveis da Sandra Raquel, outra amiga fera na cozinha. 

Aqui em casa, todo mundo AMA nuggets. Mas já tem meses (acho que na verdade mais de ano) que não compro esses prontos. Aí me deparei com essa receita facílima e resolvi tentar. Além de ter dado super certo, as crianças amaram. 

O mais legal de tudo isso é que por ser caseira, a receita não tem sódio em excesso, nem esses outros ingredientes de nomes esquisitos, que dá medo até falar. O mais legal ainda é que você pode decidir se vai fritá-lo ou assá-lo. Claro que escolhi assar, ficou 100%, mas acho que frito ficaria ainda melhor (xô gordice!) - rs.


Segue A receita:

- 500/ 600 gramas de peito de frango;
- cebola, alho, salsinha e sal à gosto (uso esse tempero caseiro pronto, que tenho na geladeira e já ensinei a fazer aqui)
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 2 colheres de água

Para empanar: use farinha de rosca misturada com aveia em flocos finos.


Modo de fazer

- De preferência, tempere o frango com antecedência para os temperos pegarem melhor;
-  Bata todos os ingredientes no processador (vai ficar como na foto ao lado);
- Unte a forma com azeite ou óleo de girassol;



- pegue a "massa" com uma colher (igual ao bolinho de arroz), passa nas farinhas; mas você também pode modelar os nuggets à mão, mas é preciso que ela esteja úmida;






- Coloque na assadeira e dê uma achatadinha com as mãos, para que fiquem mais ou menos da mesma altura e leve ao forno pré-aquecido até dourar. 


* Como o "dourar" varia de forno para forno e aqui faço tudo meio que no olhômetro, não marquei o tempo de forno (olha o resultado final das delícias - ok, as fotos estão péssimas, mas garanto que o sabor vale a pena).


Esta receita rende cerca de 20 unidades e até o Caio, meu filho mais velho que não gosta de nada caseiro demais, super aprovou. 

Nota: Ainda não tenho air fryer, mas penso que ele feito nela deve ficar ainda mais divino do que já é. Você pode fazer frito no óleo também, mas aqui a missão é fazer cada dia mais pratos honestos e que também sejam práticos, claro - porque disso não abro mão!


Agradeço à Sandra que não só me deu dicas de como não deixar o nuggets seco, como também cedeu estas duas imagens acima, dos seus nuggets caseiros, o da direito frito na air fryer e o da esquerda, no óleo.













Flávia


2 comentários:

  1. Mas pensa se eu não vou tentar??? ainda nao fiz o tempero...Mas só porque não parei em casa esses dias...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu já percebeu que só passo receita fácil, né? E que realmente vale a pena fazer. Faça e depois me conta

      Bjks

      Excluir

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.