segunda-feira, 30 de março de 2015

Bolo de Cenoura



Você já teve aquela receita predileta, que você fazia e sempre era elogiada, e, de repente, perdeu a mão nela? Pois é... eu tenho algumas assim. Antes de casar, fazia um bolo de cenoura (de verdade) delicioso. Depois que casei, o bolo passou a solar. Não tinha quem fizesse dar certo, então desisti dele. Passei a fazer bolo de cenoura de caixinha e este passou a ser o preferido do meu filho, especialmente se eu fizesse, também, a cobertura de chocolate.

Acontece que, nessa minha busca por uma vida mais saudável, aboli os bolos de caixinhas de vida da minha família e me deparei com pedidos pelo tal bolo preferido. O que fazer, senão arriscar? Arrisquei e da forma mais ousada: Usando metade da farinha integral e açúcar demerara. Não é que deu certo? 

Desde então tem sido assim, já há um ano que meus bolos de cenouras - feito de forma original ou adaptado à ingredientes mais "do bem", ficam lindos e saborosos, de encher os olhos de quem vê!!! Esse final de semana mesmo, fiz dois e os dois ficaram divinos.

Vim compartilhar a receita que costumo fazer com vocês. Essa receita saiu direito do caderno de receitas da minha mãe para o meu... então posso dizer que é receita de família, né? Claro que é receita prática e mega fácil de fazer!

Ingredientes
  • 4 cenouras
  • 1 xícara de óleo
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de fermento em pó


Modo de fazer:

Bata o óleo, os ovos e as cenouras, descascadas e cortadas em rodelas, no liquidificador. Numa bacia coloque o creme batido. Junte a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e misture bem, à mão mesmo. Coloque na forma de sua preferência - untada e enfarinha e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Adendos para deixar seu bolo mais do bem:
  1. Procuro sempre usar duas farinhas nos meus bolos: metade da branca com metade de farinha de aveia ou farinha integral. Dá certo com qualquer uma das alternativas citadas;
  2. Também troco o açúcar refinado por demerara, que é super nutritivo por ser rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e  potássio. Ele engorda igual o refinado, a diferença entre ambos é que o açúcar branco só engorda, sem nos trazer qualquer nutriente;
  3. Você pode substituir o óleo pela mesma quantidade banana amassada - tá, é errado eu dar essa dica, porque eu nunca fiz tal substituição. Mas tenho amigas que costumam fazer e afirmam que dá super certo. 
  4. Se optar por usar farinha integral e açúcar demerara, o sabor ficará igual a receita da minha mãe, a diferença será apenas na cor , que ficará levemente escurecida, como nesta foto:



Cobertura
Euzinha faço cobertura de brigadeiro e jogo por cima - porque não sei fazer aquela cobertura de açúcar com chocolate que fica durinha. Neste final de semana, Caio reclamou que a cobertura estava molenga, isso porque fiz cobertura de brigadeiro mole. Quando o brigadeiro ficou pronto, joguei uma caixinha de creme de leite sobre ele para render bem. Ficou divina, mais gorda, porém menos enjoativa.


NÃO ESQUEÇA QUE AMANHÃ SORTEIO O KIT COZINHA. SE AINDA NÃO SE INSCREVEU, CORRE LÁ PARA SE INSCREVER. É SÓ CLICAR AQUI













Flávia

Um comentário:

  1. Ai, ai, ai...Eu aqui pensando numa caminhada e você me posta esta receita divina??? Amo bolo de cenoura, vou tentar a sua receita em breve, vai anotando ai tudo que disse que ia fazer daqui e não fiz ainda, rsrsrsrs

    Uma dica eu faço cobertura com chocolate ao leite aquele da barrona. Pico bem derreto no microondas mesmo por um minuto mais ou menos, misturo o creme de leite e jogo no bolo...beijos querida e ótima semana!

    ResponderExcluir

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.