sábado, 14 de fevereiro de 2015

Pernambucando... parte 1



Ai gente, essa época Pernambuco não sai da TV. Dizem que o melhor Carnaval do mundo está lá. Eu, que nem curto Carnaval, só penso em ir para lá nessa época. E porque toda essa vontade? Bom, meu primeiro contato com a cultura pernambucana foi há poucos anos, em Santos, assistindo a um ensaio do grupo Quiloa, de Maracatu. Escrevi sobre eles na revista que trabalhava.

O som - e a energia que o grupo emanava, invadiram todo meu ser e passei a sonhar em seguir um cortejo de maracatu lá em Pernambuco - o berço do maracatu. Há alguns meses tive a oportunidade de ir para terras pernambucanas e tive algumas experiências não tão boas por lá, mas confesso que o pouco que tive a oportunidade de ver e vivenciar da cultura fiquei apaixonada pelo lugar. E agora só penso em voltar.

Hoje, amanhã e terça feira, estarei usando esse espaço para mostrar um pouquinho do que vi - e me encantou, em terras pernambucanas... Hoje começo falando sobre Olinda. Fui pela manhã e fiquei poucas horas lá. Dizem que à tarde é que tudo acontece naquele lugar. Mas, o pouco tempo que fiquei foi suficiente para me fazer AMAR aquele lugar e desejar, de verdade, viver ali para todo o sempre.

Entrei num dos (muitos) ateliês da ladeira de Olinda e tive que fotografar tudo o que vi por lá. Gente, que cultura riquíssima. Nos dias em que fiquei ali notei que não limite para a expansão da criatividade e arte pernambucana. Logo entendi que o povo pernambucano é puro amor e precisa expressar isso das formas mais diversificadas possíveis: na decoração, nos brinquedos, das roupas, nos acessórios e na música. Sejam nas pequenas (e eles fazem artes minúsculas e perfeitas) ou nas grandes coisas, nota-se que a  cultura/arte pernambucana é um poço sem fim.

Abaixo deixo algumas fotos que fiz por lá, de coisas que me encantaram. Depois me diz, o que você achou tá?

Bjks, Flávia














Um comentário:

  1. Ahhhh Recife meu amor...Essas casinhas coloridas...Amei Flavinha...beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.