quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Arte com Escamas de Peixe

Olá gente do bem!!! Quem acompanha o blog sabe que passei o Carnaval quase que todo falando de Pernambuco. Fiz uma série de três posts falando do que vi e me encantou nos dias em que estive lá, mas em nenhum momento falei de algo que nunca imaginei na minha vida que pudesse ser reaproveitado e reaproveitado de forma tão bela: as escamas de peixe.


Sim, numa feira de artesanato que fui lá descobri isso, que para mim foi novidade. Na verdade, quase um ano depois e ainda não vi nada disso por aqui, no Litoral de São Paulo. O reaproveitamento das escamas como arte para ser usada de formas diversas é a prova real de que o lixo realmente pode se transformar em LUXO - e escrevo essa palavra com caixa alta (linguagem jornalística) mesmo, porque é isso o que vi acontecer..

Ecologicamente correta, essa arte tem como produto base a escama - que é fácil de se conseguir (temos peixe em mar e em rios), orgânica e versátil. Elas podem virar lustres, abajur, flores decorativas, buquês de noivas, acessórios para cabelos, brincos, móbiles e o que mais a imaginação permitir.

Tirei algumas fotos do que vi lá sobre isso, mas quem disse que encontro? Enfim, Mr. Google me ajudou e, com este auxílio, posso mostrar um pouco aqui do que estou falando.










A verdade é que não encontrei foto que mostre a beleza real desta arte, acredito que só vendo pessoalmente a pessoa entende o que estou falando. Não apenas pelo reaproveitamento do material, mas pela cor que ele fica quando está na luz e a possibilidade, ainda, de colori-lo.

Confesso que escrevo este post, me "chicoteando", por não ter trazido nenhuminha mostra de nada disso para mim. Na verdade, até quis, mas pensei bem e não encontrei meios no meu pensamento, de encaixar qualquer uma dessas coisas na decoração aqui de casa. Hoje sinto por não ter sido um pouco mais ousada, porque é algo realmente belo.

E você, conhece essa arte? Vi que em Recife ela é moda, e que é muito forte nas cidades do Norte e Nordeste do País. Se viu, o que achou?

Me conta!

Bjks,

Flávia



5 comentários:

  1. Flavinha, juro que nunca tinha pensado nisso...Amei os brincos...Quando eu for a Recife vou procurar com certeza..beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonaaaaaada por essa arte, tenho um brinco e um anel comprei aqui em recife na fenearte, mas tem um site que vende, uma mulher da paraíba que faz e são perfeitas bebel das artes |elo 7

    ResponderExcluir
  3. Estou em Natal e vi uma linda lj so dessas peças em Porto de Galinhas, vou proucurar muito se não voltarei a Porto so pra comprar... se poder me dizer qual site q vende agradeço grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe onde encomendar as luminarias de escama de peixe?

    ResponderExcluir
  5. Vc sabe onde encomendar as luminarias de escama de peixe?

    ResponderExcluir

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.