domingo, 11 de janeiro de 2015

Gelatina em gomos



Férias é um ótimo período para aprontar na cozinha com a ajuda das crianças. E fazer isso de forma divertida, torna o "apronto" ainda mais gostoso. É isso o que faz constantemente uma grande amiga minha, a Tali. Ao lado das filhas Manu e Rafa, Tali está sempre aprontando e, como a maternidade exige, se superando, buscando opções saudáveis na criação da pequenas - detalhe: até se tornar mãe, a própria Tali fazia caretas para verduras, acreditem! Hoje ela é dona de um álbum numa das redes sociais onde mostra, exclusivamente, suas aventuras culinárias ao lado das pequenas. Eu mesma vivo aprendendo com ela.

Dia desses, ela postou algo tão colorido que não resisti e pedir para mostrar aqui. Ela fez as famosas gelatinas na casca de laranja. Bom, a verdade é que dessa vez quem aprontou não foi ela, foi a vó das pequenas, dona Rita, que fez a alegria das netas. Como tenho um pequeno em casa que vive de ar, quando vejo crianças comendo (de tudo) com alegria, confesso que fico comovida. E na verdade, acredito mesmo que mais que alimentar, o que ingerimos tem que nos dar motivos para sorrir... que o diga as lembranças lendárias que muitos temos quando o assunto é a "comida da vovó".

Dona Rita fez as gelatinas, usando apenas 150 ml de água quente + 150 ml de água fria, bem menos que a quantidade recomendada na embalagem, para que as delícias "ficassem bem firmes", ela me explicou. Depois espremeu com cuidado as laranja, passou delicadamente a colher nas cascas, até chegar a parte branca e despejou a gelatina ali, levando-as para endurecer.

Ficou atenta a parte do delicadamente??? Pois é, tem que ser, porque algumas cascas são bem finas e podem furar. Aliás, Tali disse que isso aconteceu e sabe o que dona Rita fez para não perder a casca? Cobriu o furo com mussarela.

Outra coisa, olhe bem a fotomontagem? Percebeu a sabedoria? Usaram aquelas embalagens de ovos para descansar a casca de laranja, enquanto a gelatina endurecia. euzinha aqui, nunca nunquinha pensaria nisso. Não tem embalagem de ovos disponíveis no momento? Porque não tenta formas de empada ou de cupcakes, acredito mesmo que possa dar certo. :D

Enfim, o resultado final são esses sorrisos maravilhosos estampados nos rostos das pequenas. Um trabalhinho que parece valer a pena. Confesso que há poucos anos tentei, mas depois de furar algumas cascas tentando "limpar" a laranja, desisti. Talvez com as explicações de quem entende, eu arrisque a tirar uns sorrisinhos das minhas pequenas que também amam gelatinas. E você, se arrisca? Acho uma excelente pedida para essas férias de verão.

Bjkinhas,

Flávia


* Querid@as, não esqueçam de responder a enquete do blog e se cadastrarem para participar do sorteio, ok? Conto com vcs, é só clicar aqui ou na imagem de laço aí ao lado, lembrando que a top comentarista do mês, entra no sorteio duas vezes.

Um comentário:

  1. Eu as fotos no face sesão me engano e fiquei com muita vontade de fazer...amei..beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.