quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Ecobolo



Gente, tão vendo esse bolo lindo? Ele é verdinho de verdade e sem usar  gelatina ou corante. Um doce (ops!) pra quem adivinhar de que é? Minhas únicas dicas: delicioso e do bem. As crianças adoraram, mas tive que dizer que usei corante pois se um deles descobre o ingrediente principal deixa de comer e pode influenciar os outros. Meu argumento nem é mentiroso, pois o corante usado é naturalíssimo, comprado na feira. Adivinhou??? Meu ecobolo é feito com agrião.

Ah, não faça cara feia. Mandei uns pedaços para a vizinha e ela me ligou perguntando de que era, pq não identificou pelo sabor. O legal é que o agrião tem um montãozão de benefícios, especialmente no tratamento de doenças do sistema respiratório. Ele serve para ajudar, ainda, no tratamento de reumatismo, gota, artrite, tosse, gripe, bronquite e  asma.

Amenorreia, anemia, falta de apetite, caspa, colite, dor de dente, diabetes, distúrbios digestivos, dispepsia, febre, acne e icterícia também podem ser tratadas com agrião, além de tuberculose, uremia, sífilis, pedras dos rins, vermes, cistite, inchaço das glândulas, debilidades do coração e dos nervos.

Euzinha aqui, AMO agrião cru como salada. E quando o maço é muito grande, não penso duas vezes, antes de perdê-lo (ele amarela rápido demais), faço bolo e outras receitas com esta delícia que é, entre tudo o já citado acima,  expectorante, adstringente e , descongestionante.

Ainda não se impressionou? O agrião é, também, digestivo, diurético, excitante, estimulante, anti-inflamatório, anti-icterícia, anti-térmica, cicatrizante, depurativo, tônico e fortificante. Mas, ele é CONTRAINDICADO para mulheres no início de gestação. 

Grávida, sua libido já está à mil e vc não está preocupada com nada diurético agora, né? Então, nesse período, NADA DE AGRIÃO, ele pode ser abortivo.

Vamos à receita:

Bolo de agrião

Ingredientes:

- 4 gemas
- 150 ml de óleo
(uso o de milho)
- ½ maço de agrião
- 2 xícaras (chá) de açúcar (eu uso o demerara)
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de aveia (pode ser farinha ou flocos)
- 1 xícara de farinha integral (se preferir, faça tudo com trigo mesmo. Eu opto pelo melhor em prol da saúde)
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 4 claras batidas em neve

Modo de preparo:

Num liquidificador, bata 4 gemas, 150 ml de óleo  e ½ maço de agrião. 
Transfira para um recipiente e acrescente 2 xícaras (chá) de açúcar e as farinhas e aveia. 
Mexa bem. 
Junte 1 colher (sobremesa) de fermento em pó e 4 claras batidas em neve e misture delicadamente. 
Unte uma forma oval (de 26 cm x 5 cm), forre com papel-manteiga untado e enfarinhado, coloque a massa do bolo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.



Eu escolhi servir assim, para ser mais honesta possível com a saúde, mas vc pode colocar uma cobertura de chocolate de sua preferência ou aquelas feitas com açúcar (não conheço nenhuma para indicar).

Se vc optar por fazer esse bolo também, vem me contar o que achou, ok? Te espero de volta.

Ecobeijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.