domingo, 8 de setembro de 2013

Bolo de banana honesto

Hummmm... faz tempo que não falo de comidinhas aqui, né? Mas no meu Instagram vivo postando fotos dos pratinhos que faço aqui em casa... Já cansaram de ouvir que estou em fase de reformulação por uma vida mais saudável, né? Pois então, nessa minha busca encontrei um grupo, tipo assim,  FAN TÁS TI CO no facebook. 
É o 365 Dias de Comida Honesta, já falei dele aqui, lembram?

Lá tenho aprendido tanta coisa!!! Hoje vou compartilhar com vcs uma das maravilhas apresentadas lá e que já testei (e aprovei) por aqui: é o bolo de banana honesto. Honesto porque não vai nem farinha, nem açúcar. Ele peca por conter óleo, mas descobri que até o óleo pode ser substituído por honestidade.

Vejam como ele é lindo!!!

Além de lindo, ele é MUITO gostoso. E a honestidade dele acaba aí. Como podem ver na foto, ele não cresce - mesmo usando fermento. Então se você não se cuidar, acaba comendo ele sozinha de uma vez só. Ah, tá, desculpa, estou falando de mim. Sim, comi tudo de uma só vez e me senti mega culpada.

A boa verdade é que as crianças não curtiram muito a receita, estranharam por não ter açúcar. Confesso que ele é estranho a primeira mordida, mas aos poucos você vai sentindo os sabores e sensações que ele proporciona e não consegue parar de comer.

E o resultado final é que aquelas bananas feinhas da feira, que vendem em bacia por r$ 1,00 e que eram ignoradas por mim, agora entram nas minhas compras, especialmente para essa receita. Mas elas podem ser usadas em muitas outras.

Lembram que comentei ali em cima que esse bolo vai óleo, descobri que o óleo pode ser substituído pela mesma medida de banana bem madura amassada e isso em TODAS as receitas de bolo que vai óleo. Ainda não testei, mas algumas integrantes do grupo testaram e falaram que dá certo (e não fica nem o sabor da fruta).

Bom, vamos à receita, que é outra delícia de tão fácil que é (AMO RECEITAS FÁCEIS!):

Ingredientes(receita pequena)
- 2 bananas nanicas BEM maduras, quase estragando (quanto mais madura, mais doce. Eu uso nanica, que é a minha preferida)
- 1 xícara de aveia (uso flocos misturada com flocos finos)
- 1/2 de xícara de óleo (lembra que pode substituir por mais banana amassada)
- 2 ovos inteiros
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 xícara de uvas passas pretas
- (opcional) 2 colheres de sopa de mel
- (opcional) 1 colher de café de canela (eu coloquei e coloco sempre, porque amo)
- (opcional, eu nunca usei, mas vale experimentar) castanhas picadinhas
 utensílios
- liquidificador
- forma inglesa (aquela de pão de forma)
- colher e xícara pra medir
- vasilha pra misturar
 modo de fazer
Unte e enfarinhe a forma; bata no liquidificador os ovos, a banana e o óleo (e o mel, se for usar). Adicione então a aveia e a canela, bate bem. Misture à mão, na vasilha, as passas (e castanhas, se for usar) e o fermento. Incorpore bem, coloque na forma e asse em forno médio por cerca de 30 minutos (mas como cada forno é de um jeito, fique de olho para não queimar).
Se você fizer, me conte suas impressões, ok? 
Beijo, beijo e bom restinho de domingo pós feriado.

Não esqueçam de participar do sorteio do blog, ok? 
Para se inscrever, clique na imagem dos esmaltes ao lado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é super importante para mim. Conto com você me dizendo o que achou desta postagem. Gratidão.